Pinhal das Artes

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música, a próxima edição deste evento realiza-se no Pinhal do Rei em S. Pedro de Moel - Marinha Grande - Leiria, de 1 a 10 de Julho de 2016.

...a não perder por nada deste mundo!


SAMP


A SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos,  entidade que organiza o Pinhal das Artes, é uma Instituição de Utilidade Pública fundada em 1873. Teve como primeiro presidente o Barão de Viamonte, figura de realce na política nacional, pertencente aos partidos regenerador e progressista, e por duas vezes Governador Civil do Distrito de Leiria. Entre as várias personalidades que então participaram na sua constituição conta-se Eça de Queiroz, um dos seus primeiros e maiores sócios beneméritos.

Com actividade ininterrupta desde a fundação, apesar das crises provocadas pelas Grandes Guerras e pelas correntes emigrantes, a SAMP tem desempenhado um papel de relevo a nível regional, e nalgumas das suas áreas a nível nacional, seja pelo significativo número de artistas profissionais que dela têm saído, seja pela inovação e qualidade de alguns dos seus programas.

Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de Música, e de várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve em parceria com diversas instituições e órgãos do Estado um vasto leque de programas nos âmbitos da Formação, Musicoterapia e Terapias Expressivas.

De toda a actividade SAMP destaca-se o seu projecto de ensino artístico dedicado à primeira infância, de que foi pioneira a nível nacional e se constitui como referência com alguns dos seus programas, bem como a forte intervenção social que assumem os vários programas que desenvolve no âmbito dos efeitos terapêuticos das artes.

Contactos:
Rua Coronel José Pereira Pascoal, nº3 | 2410 - 234 Pousos, Leiria
Tel: 244 801 685 | 93 997 1419 | 93 997 1423