Pinhal das Artes

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música, a próxima edição deste evento realiza-se no Pinhal do Rei em S. Pedro de Moel - Marinha Grande - Leiria, de 1 a 10 de Julho de 2016.

...a não perder por nada deste mundo!


Programa

(programa em 2014)

PROGRAMA 
(Para aceder ao Programa completo clique no link em cima)





OS ESPAÇOS DO PINHAL DAS ARTES

 TENDA GRANDE – Palco central
Espaço central do Pinhal das Artes onde decorrem os momentos de encontro e os espetáculos de maior escala. É da Tenda Grande que irradiam todos os eixos de programação. Aqui se realizam os momentos de acolhimento ao início de cada dia, as sestas cantadas, e os momentos de despedida no final da tarde ou da noite. Podendo acolher um máximo de 1000 pessoas, a Tenda Grande está em atividade permanente ao longo de todo o horário de programação.


JARDIM DA LUZ / EDP
Espaço que acolhe a companhia cabeça de cartaz do festival, este ano os Belgas  Theater De Spiegel com  a produção Bzzz’T


TENDINHAS – Pequenos palcos
Conjunto de 23 pequenos espaços performativos onde decorrem as performances interactivas que conferem a identidade do Pinhal das Artes. Para uma lotação máxima de 15 a 25 crianças com dois adultos cada, cada uma das Tendinhas tem 4 espectáculos por dia e dedicam-se a faixas etárias muito específicas.


CANTOS
Toda a programação do Pinhal das Artes que não é especificamente artística está organizada em Cantos. De temáticas muito variáveis, que vão dos animais à Permacultura, dos passeios pedestres às carpas Koi, os Cantos acompanham toda a programação e complementam-na permitindo um forte estreitar de laços com o espaço natural em que decorre o evento.


TENDA DO PIC-NIC
Para permitir que as refeições das famílias se integrem no ambiente e espírito do festival, o Pinhal das Artes oferece um serviço de alimentação saudável na Tenda do Pic-nic. Aqui, num espaço completamente aberto dentro do recinto do evento, as famílias ou educadores de infância podem optar por menus pré-elaborados, ou construir um pic-nic ajustado aos seus gostos e necessidades.


LOJINHAS
O Pinhal das Artes oferece ainda uma zona comercial onde se encontram alguns dos parceiros do evento, públicos e privados, bem como áreas de mercado ligadas à cultura e primeira infância, que se associam a este evento de visibilidade crescente na região e no país.


SERVIÇOS
O Evento conta ainda com um vasto conjunto de serviços de apoio a toda a produção, como sejam as Bilheteiras, Informações, Saúde e Segurança, Manutenção e Limpeza.



PROGRAMAÇÃO GERAL
 
Em 2014 o Pinhal das Artes oferece 501 momentos performativos nos seus 6 dias de festival. Maioritariamente musicais, as performances alargam-se contudo ao teatro e à dança, e cruzam-se com um caleidoscópico universo de atividades ligadas à Natureza.

Os 3 primeiros dias do festival (terça, quarta e quinta) são dedicados a creches e jardins de infância, enquanto o fim-de-semana é dedicado às famílias com um reforço da programação para bebés dos 0 aos 18 meses. Mantém-se a programação das manhãs com a audição de pássaros e das noites com observação de estrelas, bem como espetáculos noturnos de jazz e fado na Tenda Grande.

O programa está desenhado para permitir a cada família um número máximo de atividades por dia de festival. A Tenda Grande, onde permanentemente se pode aceder a toda a programação em tempo real, tem propostas de atividades novas de 30 em 30 minutos. As Tendinhas apresentam 4 espetáculos por dia, dois de manhã e dois de tarde. Apesar das Tendinhas terem idades recomendadas, é possível sempre assistir a qualquer dos programas com crianças dos 0 aos 5 anos de idade.
Existe ainda um grande número de Cantos no Pinhal das Artes, onde se encontram atividades permanentes ou calendarizadas ao longo de todo o dia. Estas atividades podem ter lugar no recinto do festival, ou fora dele, como os percursos pedestres ou as observações astronómicas diurnas e noturnas.
Destaca-se de toda a programação o espetáculo Bzzz’T, que nos é apresentado pela companhia belga Theater DeSpiegel, e este ano inaugura um novo espaço do Pinhal das Artes, o Jardim da Luz, só possível pelo envolvimento da Fundação EDP neste projecto de educação artística, ambiental e cívica para a primeira infância.




LOCAL
Pinhal do Rei – Lugar das Árvores 
Mata de S. Pedro de Moel - Marinha Grande


PÚBLICO ALVO
Crianças entre os 0 e os 5 anos de idade.
  • De 1 a 3 julho – Creches e Jardins de Infância (preferencialmente)
  • De 4 a 6 julho – Famílias