Pinhal das Artes

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música, a próxima edição deste evento realiza-se no Pinhal do Rei em S. Pedro de Moel - Marinha Grande - Leiria, de 1 a 10 de Julho de 2016.

...a não perder por nada deste mundo!


O que é?

O Pinhal das Artes é um Festival bienal especialmente dedicado a crianças dos 0 aos 5 anos acompanhados de suas famílias. Teve a sua primeira edição em 2007, e é organizado pela SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos. Terá em 2016 a sua oitava edição.

Toda a identidade do Pinhal das Artes se alicerça na ideia que a Arte está desde o primeiro instante de vida em cada um de nós, e todos somos naturalmente criativos havendo nascido munidos das ferramentas essenciais a esse processo único ao ser humano, fazer e fruir Arte. Dado o tempo limitado que as famílias da nossa actual civilização dedicam à fruição e prática artísticas, o Pinhal das Artes apresenta-se na sua forma como um espaço de lazer e encontro familiar, que atrai desde logo pelas suas condições de beleza natural, pela paisagem urbana especialmente cuidada da praia de S. Pedro de Moel que o envolve, e pela centralidade em relação ao país pois que desde muito cedo o projecto atraiu famílias de Norte a Sul.

O Pinhal das Artes oferece cerca de 580 momentos performativos nos seus seis dias de festival. Maioritariamente musicais, as performances alargam-se contudo ao teatro e à dança, cruzando-se com um caleidoscópico universo de actividades ligadas à Natureza. O programa foi desenhado para permitir a cada família um número máximo de actividades por dia de festival.

O Festival desenvolve-se em duas agendas, uma preferencialmente para instituições durante os dias da semana (terça, quarta e quinta) e outra para famílias (sexta, sábado e domingo), com um reforço da programação para bebés dos 0 aos 18 meses, havendo contudo muitas famílias que já permanecem toda a semana no Festival, e algumas instituições que a visitam ao fim-de-semana. Ainda que o público-alvo deste Festival sejam os bebés e suas famílias, criou-se a agenda para creches e jardim-de-infância que assim permite o envolvimento dos profissionais de educação pré-escolar, e de muitas crianças a quem só a sua instituição lhes pode oferecer esta experiência. Em ambos os casos mantém-se a programação das manhãs com a audição de pássaros e das noites com observação de estrelas, bem como espectáculos nocturnos de jazz e fado na Tenda Grande.

Durante o festival estão sempre envolvidos cerca de 170 voluntários, todos os colaboradores da estrutura SAMP, todos os professores da Escola de Artes e do projecto Berço, cerca de 350 alunos da Escola, os participantes das Formações residentes (Banda Filarmónica: 63; Coro: 42) e os artistas convidados (cerca de 90).

Pinhal das Artes 2014



Pinhal das Artes 2012





Pinhal das Artes 2011






Pinhal das Artes 2010




Pinhal das Artes 2009





Pinhal das Artes 2008




Pinhal das Artes 2007