Pinhal das Artes

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música, a próxima edição deste evento realiza-se no Pinhal do Rei em S. Pedro de Moel - Marinha Grande - Leiria, de 1 a 10 de Julho de 2016.

...a não perder por nada deste mundo!


Perguntas Frequentes

O que é o Pinhal das Artes?
O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental, e à educação pela e para a arte, com particular destaque para a música.

Como começou?
Integrado no Projecto de Berço da Escola de Artes SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), o Pinhal das Artes nasceu da necessidade de criarmos um espaço de reunião entre alunos, as suas famílias e os seus professores, num convívio musical e artístico em proximidade com a natureza.
 
Quando?
O VII Pinhal das Artes terá lugar de 1 a 6 de Julho de 2014.

Onde?
O Pinhal das Artes realiza-se no Pinhal do Rei, Lugar das Árvores em S.Pedro de Moel, Marinha Grande, distrito de Leiria.

Quem organiza?
A Escola de Artes SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos).

Quem pode participar?
O Pinhal das Artes foi criado a pensar na primeira infância e tem como foco especial bebés e crianças dos 0 aos 5 anos.
Como o principal objectivo deste festival é a fruição das artes em família, todos são bem-vindos e estamos certos que todas as actividades encantarão papás, mamãs, irmãos, tios e avós.
Durante a semana o Pinhal das Artes, para além das famílias, acolhe também instituições como infantários e creches (exclusivamente com bebés e crianças dos 0 aos 5 anos), no fim-de-semana este festival encontra-se aberto unicamente às famílias.
Se nos quiser visitar com a sua instituição deve efectuar inscrição prévia através de formulário próprio disponível no separador (Visitas de grupos).

Mas as famílias também podem ir nos dias 1, 2 e 3?
Sim. Acontece é que nestes dias os espectáculos estão organizados especificamente para grupos de creches e jardins de infância, podendo contudo receber famílias.
 
E as creches e jardins também podem ir no fim de semana?
Também é possível, apesar de não ser recomendado.

O que se pode ver/fazer?
O Pinhal das Artes oferece, distribuídas por várias tendas temáticas, as mais variadas sessões artísticas (musicais e outras), destinadas a bebés e crianças dos 0 aos 5 anos. Ao longo do VII Pinhal das Artes decorrerão mais de 400 espectáculos! Podem ainda conhecer-se os animais da quinta, passear a cavalo, de bicicleta, realizar um percurso pedestre, recolher fósseis na falésia, ou simplesmente usufruir do pinhal em família.

Como visitar?

O Pinhal das Artes realiza-se ao ar livre e é composto uma tenda central onde decorrem espectáculos de hora a hora (incluído à noite!), 26 Tendinhas com espectáculos que decorrem em horários pré-definidos de acordo com as faixas etárias. Excepto os espectáculos realizados na Tenda Grande, todos têm um número limite de participantes. Por este motivo, sugerimos que defina um plano diário logo à chegada tendo em atenção os horários apresentados por cada tenda para a faixa etária pretendida.
 

  • Estude bem o programa antes de iniciar a visita;

  • Escolha os espetáculos com idade recomendada para as suas crianças. Ainda que existam idades recomendadas, todos os espetáculos recebem crianças dos 0 aos 6 anos de idade;

  • Dirija-se com um mínimo de 10 minutos de antecedência a cada espetáculo, e aceite as orientações dos voluntários que os recebem. Se já estiver esgotado, procure um outro pois terá tempo para tal;

  • Aproveite o tempo entre espetáculos para desfrutar do espaço com as suas crianças, e comente com elas os mesmos;

  • Não tenha a tentação de assistir a tudo, o que nunca poderá fazer dado o volume de programação, mas aproveite para saborear cada instante, evitando as fotografias que sempre nos desviam do momento em si. Para poder assistir a todos os espetáculos necessita pelo menos de 5 dias integrais;

  • Não esqueça de visitar os “cantinhos” do festival;

  • Ao passear no recinto procure não correr ou elevar a voz, para que todos possamos ouvir o som do mar ao fundo e das muitas músicas que andam no ar.

Onde posso comprar os bilhetes?
Bilheteiras do Pinhal das Artes
Pinhal do Rei
S. Pedro de Moel
Marinha Grande

Posso fazer reservas?
Não existem reservas de bilhete para este festival.

Onde comer?
O Pinhal das Artes está equipado com uma tenda Pic-Nic onde é disponibilizado um menu adequado a miúdos e graúdos. Para além da tenda PIC-NIC existe uma tendinha Pão com Arte onde se servem pequenos-almoços, laches e cafés.

Posso levar comida e/ou bebida?
Sim, pode levar comida e/ou bebida para o Pinhal das Artes e fazer o seu pic-nic em família em qualquer local do recinto.
 
Onde estacionar?
Poderá estacionar gratuitamente nas imediações de acesso ao Pinhal das Artes, tanto junto à entrada norte como da entrada Sul.
Para os autocarros o estacionamento encontra-se condicionado ao lado norte.

O que levar?
Como se trata de um evento ao ar livre aconselhamos o uso de roupa e calçado leves, práticos e confortáveis.Sugerimos ainda que leve consigo chapéu, protector solar, água para hidratar, e ainda um agasalho pois ao início da manhã e ao final do dia as temperaturas poderão baixar significativamente.
Mas o mais importante é levar os bolsos cheios de sorrisos para usar e abusar ao longo de todo o dia!

Onde dormir?
- Parque de Campismo Orbitur (S. Pedro de Moel)
- Parque de Campismo Inatel (S. Pedro de Moel)
- Parque de Campismo da Vieira (Praia da Vieira)
- Residencial Guest House (São Pedro de Moel)
- Residencial Verde Pinho (São Pedro de Moel)
- Residencial Miramar (São Pedro de Moel)
- Hotel Cristal Marinha (Marinha Grande)
- Hotel Cristal Vieira Praia e Spa (Praia da Vieira)

Para mais informações sobre a zona e arredores visite:


Para mais informações sobre a SAMP visite: